Você faz cuidados paliativos ou cuidados de fim de vida?

“Cuidados paliativos é muito mais do que cuidados de fim de vida”

Vou ser duro aqui.

A imensa maioria das pessoas que conheço (não especialistas) que se dizem estudiosos, conhecedores ou praticantes dos conceitos de cuidados paliativos na verdade são especialistas em cuidados de fim de vida!

Veja, isso não é nenhum demérito. Muito pelo contrario, já fazem parte de uma minoria (infelizmente).
Porem é preciso aceitar isso para que a gente possa evoluir.
Para que possamos começar a fazer cuidados paliativos de verdade. Afinal, conceitualmente estamos falando de:

  • Controle de sintomas
  • Habilidades para promover um cuidado centrado no paciente e na família
  • Comunicação eficiente
  • Construção de plano de cuidado multi-profissional
  • E definição de metas de cuidados.

Ou seja, cuidados paliativos é algo que precisa começar, na imensa maioria das vezes, muito antes da UTI ou no mínimo, já no inicio do nosso cuidado com paciente crítico.
Falar que faz cuidados paliativos, pq a gente para de subir DVA quando o paciente esta com 50ml/h de nora ou já em hemodiálise, isso não está correto.

Precisamos começar a estudar e praticar o assunto assim como nos dedicamos a aprender clinica médica, cirurgia geral, oncologia, emergencia…

PS: Não sou especialista em medicina paliativa, sou especialista em medicina intensiva. Mas acima de tudo busco me tornar um especialista em MEDICINA. Ou seja, em PESSOAS. Portanto a cada passo que eu dou de conhecimento, percebo que a gente ainda tem dificuldades em colocar o paciente

Palliative care in intensive care.pdf (507,3,KB)
de fato no foco do cuidado.

3 curtidas

Excelente discussão

2 curtidas

O pior é que quem deveria aplicar os conhecimentos de CP na prática ( oncologistas por exemplo) não o fazem, inclusive executando obstinação terapêutica e criando por vezes falsas esperanças na família, o que considero até criminoso. Mas é um assunto de extrema importância e que a maioria dos médicos ( infelizmente ) não aplicam por desconhecimento ou pura ignorância!

3 curtidas

E acrescentaria que uma boa parte dos médicos que aplicam, estão aplicando na hora errada, no timing errado. Ou seja, mesmo que estejamos fazendo a coisa certa, se a fizermos na hora errada o prejuízo para o paciente será enorme.