Você acredita que alguma ferramenta salve vidas?

Eu, particularmente, nunca acreditei!!!

Em conversa com o grande @Fabiano , formulei a seguinte opinião sobre o assunto…

"Tenho uma opinião sobre estudos que tentam provar que uma ferramenta específica muda mortalidade…

Não consigo imaginar que alguma ferramenta interpretativa (salvo alguma ferramenta com IA) consiga ser capaz de mudar a mortalidade em nada na medicina.

A ferramenta é basicamente como falar que uma Ferrari necessariamente aumenta o tempo de chegada de Vitória (nossa ilha) a Guacui (minha terra natal) na mão de uma população não selecionada de motorista.

Gosto de trabalhos que avaliem a acurácia da ferramenta.

Pois eu preciso saber se ela me entrega informações confiáveis. A partir daí a mortalidade ou a sobrevida não depende da ferramenta. Mas sim do piloto.

E nesses trabalhos o foco nunca é no piloto ou no percurso(ambiente) apenas na ferramenta.

Gostaria muito de saber a opinião de vocês a cerca do assunto.
Deixem ai nos comentários.

Ai eu te pergunto:
Você ja pilotou uma Ferrari? Qual foi seu desempenho?

Characteristics of pulmonary artery catheter use in multicenter ICUs in Japan and the association with mortality.pdf (1,8,MB)

4 curtidas

Falou bonito! Tudo é examinador dependente! Pra quem nao sabe pra onde ta indo, qualquer caminho serve.

3 curtidas