Será que um dia vamos conseguir "Modular" a sepse? Ou isso é impossível?

Você já deve ter visto a campanha:

“PARE A SEPSE, SALVE VIDAS”

Não sei se você entende o por que da palavra PARE. Mas eu vou te explicar…

Há muitos anos a gente tenta MODULAR a sepse, ou seja, encontrar o melhor “tempero” entre atividade pró-inflamatório x anti-inflamatória, ja que ambas são fundamentais para a manutenção da espécie humana.
A questão é que até o momento nossas tentativas para MODULAR a sepse tem sido um tanto quanto frustrante no que tange os dados científicos.

Essa meta-analise apesar de apresentar resultado positivo para duas modalidades, não me deixou muito animado. Apesar de ser um grande entusiasta da proposta.

Portanto o que nos resta?

PARAR A SEPSE.

Ou seja:

  • Identificar de forma precoce.
    O que significa acima de tudo, SUSPEITAR, dai uma vez que você suspeite você busca a confirmação (inclusive pode mandar msg pra mim, que te ajudo se você precisar)

  • Iniciar o tratamento da forma mais precisa possível.
    Aprenda sobre antibióticos, solicite os exames corretos, busque tecnologias, conheça sua flora, apoie-se no seu time de infectologia ou nos seus mentores. Mas tente não errar.

  • Seja inteligente e não use antibiótico de forma errada.
    Não adianta parar a sepse do paciente João, dando um tiro de canhão e depois não ter armamento para tratar as outras 20 Maria’s que surgirão.

Não é difícil, eu posso te garantir, é só você se propor a ser um profissional que vai fazer diferença de verdade.

Bora pra cima

Blood Purification for Adult Patients With Severe Infection or Sepsis:Septic Shock: A Network Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials.pdf (1,6,MB)

3 curtidas