Se você luta contra PAV vai adorar esse artigo

Sou gestor de UTI e um dos meus maiores desafios diários consiste justamente em reduzir a incidência de PAV. E por isso eu achei esse artigo extremamente importante, claro alem do fato dele ter uma excelente metodologia e ter o impacto de ser publicado na maior revista médica do mundo (NEJM).

Vamos aos fatos…

O artigo mostrou uma redução estatisticamente significativa nos de PAV e eventos associados a ventilação mecanica nos pacientes que fizeram amicacina inalatoria por 3 dias.

Isso por si só ja seria motivo da gente parar para pensar, mas alem disso ele mostrou algumas outras coisas:

  • Maior tempo até infecção. Eu sou um advogado que erradicar a PAV é praticamente impossível (isso por vários fatores, se quiser saber mais, me manda nos comentários), mas na mesma medida acredito que nosso objetivo maior tenha que ser aumentar o tempo até PAV, pois isso vai me dar oportunidade de extubação e de desmame. Portanto esse dado por si só já me deixa com bastante vontade de seguir o protocolo do artigo!

  • Não tivemos aumento da resistência bacteriana. É interessante pensar nisso, pois se reduzimos a PAV, reduzimos o potencial uso de antibiótico, ou seja, usamos antibiótico para reduzir antibiótico. Gosto desse pensamento.

  • E ainda teve um dado interessante, cerca de 20% dos pacientes eram colonizados na randomização, por BGN e nesse grupo, obviamente o impacto da amicacina ainda foi mais intenso.

Com essas informações (tem outros dados importantes no artigo) eu penso na aplicação prática da seguinte forma…

Ainda é apenas um grande e bom estudo, e faltam mais evidências, mas nesse momento eu pensaria em usar amicacina inalatória não para todo mundo. Eu faria a seguinte trajetória:

  1. Triagem do paciente:
  • Paciente com risco de ventilação mecânica prolongada? (neurocriticos, muito frágeis, desnutridos, politrauma, COVID…)
  • Paciente com alto risco de via aérea colonizada?
  • Pacientes sem disfunção renal (respeitando os excluídos do artigo)
  1. Cultura pré Amicacina:
  • Se possível eu faria cultura pré inclusão nesses pacientes de risco, para garantir que eu esteja sendo o mais efetivo e seguro.

Lembrando pessoal, que isso é a minha conclusão sobre o assunto, baseado nesse e em outros artigos e na minha experiência sobre PAV.

É uma bela discussão, mandem ai nos comentários.

Boa semana para todos e fiquem atentos que essa semana (como todas as outras) temos muitas novidades por aqui.

Amicacina for PAV NEJM 23.pdf (622,0,KB)

2 curtidas

Excelente

1 curtida