Procalcitonina, ainda faz sentido ficar brigando por ela?

Bem, vamos la pois é uma questão polêmica…

A procalcitonina foi pensada incialmente para ajudar no diagnóstico, ah ela até pode ser útil, mas o fato dela não entregar uma acurácia muito alta faz com que não possamos usa-la de forma exclusiva para isso, como por exemplo usamos a troponina.

Como indicador de prognóstico tudo indica que ela seja realmente potente a questão é que na ciência ninguém sabe muito bem qual o verdadeiro corte que indique um prognostico assertivo.
Outro detalhe, ela é muito cara para que a gente use ela “apenas” como indicador prognóstico.

Então vamos pensar um pouco no ponto em que ela se mostrou mais aplicável até o momento, que é para retirar antibiótico.

Bem, vários trabalhos indicam que ela é ótima, reduz custo, melhora desfecho ou seja, pronto achamos o lugar certo para usa-la.
Eu mesmo adoro usa-la nesse contexto e uso com frequência.
Porem uma boa parte desses trabalhos utilizavam um tempo mais prolongado de antibioticoterapia e no fim trazem o tempo do esquema para 5-7 dias.
Ai eu me vejo cada vez mais fazendo e lendo sobre esquemas mais curtos de antibioticoterapia, que 4-5 dias são altamente seguros (claro dentro de um contexto clinico de melhora).

Portanto diante dessa constatação cientifica e prática, pensando na relação brasileira de custo do exame eu me vejo cada vez mais aplicando a ciência e fazendo esquema antibiótico por tempos mais curtos guiado pelo boa e velha literatura e avaliação clínica.

Claro que existe um ou outro lugar para procalcitonina.
Tem vários momentos que ela pode ajudar, momentos principalmente de duvida naqueles pacientes que estão no D5 de tratamento e ainda meio em cima do muro. Nesse contexto é possível que ela ajude. Mas assim, confesso que não sei se vale a pena a briga.

Portanto se você nunca usou procalcitonina ou se nao tem disponível no seu serviço. Não se desespere. Você é totalmente capaz de realizar uma excelente medicina independente dela.

E ai concorda com a opinião? Deixe ai nos comentários.

Guidelines for the Use of Procalcitonin for Rational Use of Antibiotics.pdf (762,5,KB)

3 curtidas

PROCALCITONINA, QUEM AI USA NA PRÁTICA CLÍNICA?

  • EU
  • NUNCA USEI
  • ACHO QUE NÃO PRECISA
0 votantes
1 curtida

1 curtida

De fato a procalcitonina isolada não é bom marcador pra tomar a decisao de iniciar ou nao atb, ela vem com um conjunto que pode auxiliar. Aqui, entra boa e velha historia clinica e exame fisico. Agora Tirar o atb é algo cultural, pq a duração foi estabelecida em 7 dias e quebrar essa regra parece um grande paradigma.

1 curtida