Curadoria da semana: Intubação orotraqueal é muito mais do que um manejo da via aérea. Certamente é também um manejo hemodinâmico

Ao prescrever o material necessário para realizar a intubação, você se questiona se já deixa a Noradrenalina a critério?

A intubação é um procedimento muito realizado na UTI e, como qualquer procedimento invasivo, possui os seus riscos. Esse estudo nos traz parâmetros a serem avaliados antes da intubação com o objetivo de prever se o paciente vai evoluir com choque ou não. É um estudo monocêntrico e avaliou sinais vitais, função cardíaca, lactato, mottling score e tempo de enchimento capilar antes e após a intubação. O desfecho foi positivo para os parâmetros de perfusão da pele, sendo o mottling score o maior preditor de piora hemodinâmica. Por mais que pareça óbvio ver a pele mosqueada e prever um pior prognóstico, o que mais gostei nesse trabalho foi que - mais uma vez - é positivo para parâmetros avaliados no exame físico e não para parâmetros laboratoriais.
perfusao periferica peri iot (1).pdf (860,3,KB)